The Evil Within é um bom jogo, talvez um grande jogo, mas é claro que após alguns dias de teste o título sofre em termos técnicos que o impedem de alcançar todo o seu potencial. Apesar de usar o id Tech 5, motor feito para oferecer 60fps em todos os formatos, tem problemas para manter até 30fps - e isso tendo em conta as enormes bordas 'cinematográficas' que comem quase 30% da tela.
O jogo opera numa resolução nativa de 1920x768 no PlayStation 4 e 1600x640 no Xbox One, que realmente é apenas 1080p vs 900p com aquelas enormes barras pretas. A conversão dinâmica de resolução vista em Rage e Wolfenstein: The New Order desapareceu, portanto temos um framebuffer fixo apoiado pelo que parece ser FXAA para o aliasing.
A básica técnica anti-aliasing elimina o aliasing nas arestas de forma razoável mas no One a combinação de uma imagem convertida com FXAA e forte pós-processamento resulta numa experiência borrada. Um efeito de campo de profundidade soft-focus também é usado, que também limpa o brilho de pixeis de longe. A intensidade varia de cena para cena, mas o efeito cria uma justa-posição interessante entre objetos de perto com alto contraste e elementos de fundo com soft-focus. Combinado com o apertado campo de visão, o jogo cumpre suas aspirações cinematográficas com algumas sequências fantásticas mas, infelizmente, à custa da jogabilidade.
No PC, claro, temos várias resoluções para melhorar a qualidade de imagem. Três tipos de AA pós-processamento (FXAA, SMAA e MLAA) mas temos a sensação que não vai impressionar os jogadores no PC - muitas arestas ficam sem tratamento e a qualidade de imagem pode ser brusca, além disso, forçar MSAA no painel de controle da placa gráfica não parece funcionar como em Wolfenstein: The New Order. O apertado campo de visão dos consoles também é um problema no PC, mas felizmente, alguns usuários conseguiram resolver isso. Kputt lançou uma correção FOV usando o Cheat Engine, enquanto outro compilou essas edições de memória num arquivo executável disponível no Reddit. Funciona bem e permite ajustes que resolvem o problema FOV. O (Flawless Widescreen também foi atualizado para suportar o jogo. Dito isto, alargar o ângulo de visão parece afetar a performance, portanto chegar aos 60fps pode ser mais difícil. Nos consoles não deveremos ter mudanças, mas após as alterações em Resident Evil 6, existe sempre uma possibilidade.
